Oie Zamiguinhos, hj eu estou aqui para mostrar a vocês um pouco sobre algo diferente. Quantos de vcs fazem Parkour? Quantos de vcs conhecem alguém q faz Parkour? Quantos de vcs sabem o q é Parkour? Poucos, imagino.
Então eu MaacDani estou aqui para lhes transmitir um pouco de cultura para q suas cabeças não fiquem como a da Larii, uma caixinha de músicas!

Parkour!



O parkour foi fundado pelo francês David Belle é conhecido como l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) e é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

Uma importante característica desta arte é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).

Então galere, eu tenho uns zamiguinhos q praticam Parkour, e eu enviei umas 10 perguntas para eles responderem. Vejam a seguir:

1.Como vc conheceu o Parkour?
-Thii: eu conheci o Parkour através do Michael (meu amigo) ele foi o primeiro a praticar o Parkour aqui no Ibura
-Jonathas: conheci através de um amigo ( Dayvid )que me chamou pra olhar um dia comum de treino no Geraldão. Pois bem,olhei e gostei e treino até hoje. E não quero parar nem tão cedo
-Dayvid: Eu via em vídeos e ñ sabia o que era depois um amigo meu me apresento o parkour e gostei pratico ate hj.
-P. Alysson: Eu conheci o Parkour vendo meu amigo (Dayvid) Praticando
2.Como fazer para começar a praticar o Parkour?
-Thii: é só ter força de vontade se você quiser você consegue , quinta feira tem no Geraldão , domingo pela manhã na praia de boa viagem , tem tbm os Anjos do asfalto o clã aqui do Ibura, eles sempre treinam e avisam na como deles
-Jonathas: Primeiramente basta ter força de vontade. Para quem estiver começando, que procurem alguém que treine a um bom tempo e que possa lhe passar ''dicas'' básicas no começo. Existe um local adequado de treino aqui em RECIFE - PE, o Ginásio Geraldo Magalhães ( o famoso Geraldão ). Tem equipamentos bastante úteis para que tiver começando, basta ir numa quarta-feira as 17 hrs e procurar Adilson Veron, ele é responsável pelo Parkour lá.
-Dayvid: Ter força de vontade e querer aprender mesmo.
-P. Alysson: é só vim na praça onde eu moro e agora Dayvid vai dar aulas no Poli Valente
3.O que é o Parkour pra vcs?
-Thii: Parkour pra mim é um Style de vida , quando eu praticava parkour eu queria mais e mais , viver de parkour em todos os lugares eu queria fazer parkour
-Jonathas: Parkour, pra mim, é uma forma de vida em que se pode ser livre e a forma mais econômica de energia. Parkour liberta várias mentes e lhe ajuda a ter uma forma física melhor, não que quem comece vai ficar logo forte ou emagrecer, pra querer isto basta fazer um bom treino físico antes que cada '' seção de treino ''.Já disse David Belle: ser forte pra ser útil.
-P. Alysson: o Parkour p/ mim é um jeito de simplificar a vida
4.O que mudou, tanto na questão física como na questão emocional, depois q vs começou a praticar o Parkour?
-Thii: fisicamente você encontra o ponto de equilíbrio do seu corpo , você tem controle sob todas as partes dele , emocionalmente você fica mais LOUCO *-*
-Jonathas: Fisicamente me sinto mais disposto a praticar esportes e qualquer outra atividade física, superando meus limites aos quais eu nunca pensaria em quebrá-los. Emocionalmente,evolui bastante, pois Parkour requer disciplina e respeito: disciplina em seus movimentos e respeito, os seus próprios limites, os quais se vai quebrando com o tempo de treino.
-Dayvid: Na emocional nada mais na física mudou vc fika mais forte melhoram os reflexos.
-P. Alysson: Depois q eu comecei a fazer Parkour é como se eu voasse, consigo rlxr mais e tbm tenho mais força e reflexo
5.Como evitar as lesões?
-Thii: não tem como evitar uma lesão você sempre vai sofrer uma , é do esporte , o máximo que você pode fazer é prestar atenção no que faz
-Jonathas: Basta saber do que você é capaz de fazer, mais o recomendado é ter alguém mais ''experiente'' que você lhe ajudando nos seus treinos, respeitem seus limites, não façam nada sem pensar. Sem querer assustar alguém, mais no parkour, vacilou, infelizmente é chão. Cuide de você mesmo e se respeite acima de tudo.
-Dayvid: sabendo os seus limites e se for um principiante ñ tentar fazer coisas de veterano achando que consegue.
-P. Alysson: Para evitar as lesões é só se alongar bem antes de começar a praticar e fazendo exercícios físicos
6.Todos podem praticar o Parkour?
-Thii: Todos podem sim é só querer
-Jonathas: Parkour é pra todos. Quem quer aprender realmente, consegue com força de vontade e coragem em alguns movimentos, a coragem vem com o tempo de treino. Se supere a cada dia,mais não exagere na dosagem !
-Dayvid: Pode basta querer aprender.
-P. Alysson: Na minha opnião, todos podem praticar sim, é só ter força de vontade
7.Qual o melhor lugar para praticá-lo?
-Thii: Praças lugar perfeito pra praticar Parkour
-Jonathas: Parkour pode ser praticado em vários lugares. Lugares públicos, alguns ainda sofrem preconceito em relação ao Parkour. Mais em praças, escolas ( não vandalizem a escola ),academias da cidade, enfim... são inúmeros lugares onde se pode treinar.
-Dayvid: tipo depois que vc começa a fazer parkour vc vê os lugares de outra maneira um maneira diferente das outras pessoas que ñ praticam o parkour tudo em qualquer lugar vira obstáculo.
-P. Alysson: Quase em todo lugar da p/ praticá-lo, não tem isso de melhor lugar não
8.Existem materiais específicos para quem pratica?
-Jonathas: Não existem materiais específicos para prática. Recomenda-se roupa de tecido leve onde não atrapalhe o movimento dos seus braços e pernas. Mais se você achar melhor fazer de calça jeans, um blusão e tênis qualquer, pois bem. No Parkour, a melhor forma de treinar ( em relação a material ) é a que você se adeque melhor. Em alguns casos, pode ser de calça de moletom, náilon, ou até mesmo bermuda. Camisa tanto faz, fica a sua escolha, e o tênis o que você se sentir melhor pra usar.
-Dayvid: tênis, calça ou bermuda o que vc achar melhor e camiseta.
-P. Alysson: Não existe, mas é bom vc praticar de Tenis, para aderir seus pés ou para amortecer seus impactos
9.Quais são os principais movimentos feitos?
-Thii: os principais são: Catleap , kong , monk , Dash , speed , WallSpin , precisiun
-Jonathas: Kong, Dash, Thief, Speed, Underbar, Lazy, Rolamento, Precisão, Cat leap, Planche, Tic Tac, e vários outros !
-Dayvid: Cat leap,monkey,king kong,dash,speed,kash,two handed,turn,percision,lazy,thief,reverse,underbar .
-P. Alysson: Os q eu faço mais são as precisões, Tief, Speed, Monkey e Cat
10.E quais são os mais fáceis e os mais difíceis?
-Thii: sem duvida os mais difíceis pra min são o WallSpin e o Dash !
-Jonathas: Os fáceis são os básicos: monkey, Dash, Thief, Speed, Cat Leap, Tic Tac...não existe movimento dificil e sim os que requerem maior tempo de treino e confiança ao executa-lo: Kong +precisão, Wallback, Wallspin, Front Flip, Side Flip, e vários outros,mais quem usa esses citados e mais alguns, são os FREERUNNIG, aquelesque se movimentam usando Parkour e geralmente enfeitando com algum giroou coisa do tipo.
-Dayvid: eu acho mais fácil (thief, speed, monkey, dash) os mais complicados são os (king kong, reverse, underbar 360°)
-P. Alysson: os movimentos mas fáceis são os Tief, Cat, Precision e os mais difíceis são movimentos combinados, como, Kong mais Precisão e talz

Entendeu o que eles falaram? Ainda não? Então vejam um vídeo deles beeem peerfo:
Os participantes são: P.Alysson, Dayvid, Junior, Emerson, Jonathas, Beto e Esso.


Galeria de Fotinhas








Então né galera! O post q eu demorei todavida está concluído! Tô até emocionada!
Agradecimentos: ao meu irmão Thii q me ajudou nas pesquisas e na escolha das fotos (sério esse momento foi #tenso, pq eu tava boiando sobre os nomes dos movimentos¬¬) Thanks brow. P.Alysson q deu a idéia do post e fez o vídeo, Obrigada BestFriend! E aos outros caras Jonathas e Dayvid q responderam as minhas perguntas ridi! Valeu Galera!

Beggins zamiguinhos e até mais, vou aparecer por aqui no fim de semana para fazer o post mais esperado do mês por mim: o BigCat e a Diva!

Xauzin @MaacDani


13 comentários:

MaacDani disse...

Eu, modéstia parte, achei q o post ficou super!
Curtam galera!

liza disse...

achei q o post ficou super +1

ThiagoStifleR disse...

ASUEHAISUEHUIH foco mo legls *-* gostei d+

MaacDani disse...

obrigada galere!

Unknown disse...

Parkour é td isso é? nem EU sabia =D muito legal e intereçante essa pesquisa q fizeram é bom q divuga o esporte parkour e diminui muito os ''preconseitos''...


Tá de parabéns!!

Camiila disse...

Parabééns Post PERFO (como diz a maac)
Adoreii bjux

pedro disse...

Muito Bom, gostei mto desse POST :D

Vlw pela divulgação.

Amamos a Mac hehe

FDZzzz disse...

parabéns pelo post
muito bom mesmoo

XD...

MaacDani disse...

Obrigada galere! Vcs é q são PERFOS!

Bárbara disse...

Adorei a parte q o menino cai de bunda no final! Chorei rios! É bom descobrir coisas novas na internet! BigFunk+5 tbm é cultura!

BruunoD disse...

hsaushhsush! O final do vídeo é hilário! Tô pensando em procurar algum grupo q faça parkour na minha cidade! Gostei da idéia de sair por aí pulando as coisas!

ThaisBass disse...

Pow os caras arrebentam! Adorei a entrevista! Me senti lendo um jornal, só q mais legal! Beeem mais legal!
Adorei o post Maac!

Unknown disse...

Ainda bem que vc's gostaram das nossas respostas. Sobre o final do video, ta mt engraçado mesmo. Quem quizer treinar ou tirar alguma duvida falem com MAC e dai ela passa pra a gente.

Abraço a todos e fiqueem na paz.

PARKOUR NA VEEIA ♥