Bullying, como lidar?

Hi zamiguinhos! Como passaram a semana? Essa semana na school foi PERFA *.* e ontem a Larii e a Tiiça junto com uma zamiguinha nossa a Camila vieram na minha casa e a gente comeu Palha Italiana e assistiu um filme #TENSO de terror! Mas... vamos ao post de hoje!

BULLYING


Então galere vocês sabem exatamente o q significa BULLYING? Não? Bom, o termo “bullying” vem do inglês e é utilizado para descrever atos de violência física e /ou psicológicas.
Com certeza você já presenciou, ou participou de alguma cena de bullying. Isso rola quando uma pessoa tira onda com a outra sem se importar com os sentimentos dela, e faz isso tipo, toda hora.

Existem 3 lados na história do Bullying! Existe o lado da vítima, que é quem sofre o bullying; existe o lado do agressor, que é quem pratica o bullying; e existe também o lado da platéia, que é o resto da galera que assiste tal ato. Agora, eu vou mostrar o bullying pelo lado de cada um:


#A Vítima:

É aquele que sofre o bullying por qualquer motivo que seja. Tipo aquela garota que é zoada por ser gordinha, ou por não ter um cabelo muito obediente, entende? Ou aquele garoto que usa óculos, e aquele que tem um estilo diferente! Enfim, qualquer aspecto diferente daquela pessoa é um motivo para que ela sinta vergonha e sofra por isso. E a cada dia que essa “zoação” acontece, o sofrimento e o sentimento de humilhação que essa pessoa sente vão aumentando. Até que chega um momento em que a pessoa entra em depressão, passa a maltratar seu corpo por achar que ele é o problema, enfim, se prejudica mais e mais.
 
 
 
 
 
 
# O Agressor:
É aquele que pratica o bullying, ou a “zoação” como é popularmente chamada. Sabe aquele tipo de valentão popular? Tipo, aquele cara ou aquela garota que ri dos outros que faz piadinhas do peso de alguém, ou chama um cara que usa óculos de quatro olhos e tals? Então, esse é o agressor. A zoação é mais ou menos assim: “Aê orca, volta pro teu habitat natural!”, “Dale quatro olhos!”, enfim, com apelidinhos irritantes e que infelizmente pegam! Depois as coisas podem ir ficando mais e mais sérias, coisas como encenações e exposições públicas, e essa pessoa sempre levando na brincadeira.


Às vezes, o agressor nem sabe que está praticando bullying! Algumas vezes uma brincadeirinha mínima que for com um amigo, colega de classe ou vizinho, por exemplo, é um caso de bullying. Preste mais atenção nas brincadeiras que tiram! Tipo, ponham-se no lugar de quem sofre, como você se sentiria?

#A Platéia:
É a turma que assiste a prática de bullying. Quando ocorre bullying na escola, por exemplo, que envolve duas alunas (ou alunos, tanto faz), existe também a galera (amigos do agressor e da vítima) que presenciam essas cenas. Às vezes eles repreendem os que tiram onda (Heey pô, dispense!), às vezes eles consolam os zoados, e algumas vezes eles acham graça do sofrimento do outro! Quer um conselho? Se posicione! Você acha certo o que seu amigo ou quem quer que seja sofra e seja humilhado a toda hora? Denuncie na escola! O diretor tem obrigação de resolver ou encaminhar esses casos! Ou então você pode tentar o Disque 100, ligue e denuncie o bullying.
 
 
 
 
 
Existe também o Cyberbullying que é o bullying virtual. Ele ocorre em situações como:
 


×Criar comunidades, tipo no Orkut, para humilhar ou denegrir alguém.

×Criar sites pessoais ou perfis falsos com a finalidade de falar mal ou falar mentiras dos outros.

×Criar e expor fotos montagens.

×Filmar ou fotografar agressões ou coisas constrangedoras e postar na internet.

×Fazer ameaças por email, MSN, Orkut, ou coisas do tipo.


Eu estava lendo uma revista onde havia alguns passos para acabar com o bullying e eu selecionei 5 deles para mostrar a vocês:


1-Trate as pessoas como gostaria de ser tratada, com respeito e sempre.

2-Cobre na sua escola um projeto anti-bullying. E é importante que fique claro que há uma punição para a galera que zoa os outros.

3-Cuide de si mesmo. Segura de si você tem tudo para não se tornar vítima de bullying e para enfrentar quem faz isso.

4-Zoar uma pessoa de vez em quando não tem nada de mais. Mas saiba parar! Sem se dar conta, você pode insistir na brincadeira e levar a vítima a ter ataques de ansiedade e até depressão.

5-Combine com sua turma: se alguém da turma for vítima, os outros entrarão na briga! Quem vai se meter com vocês?

Enfim galera é isso! Eu fiz minha parte, que tal agora fazer a sua?


Existe um blog o *No More Bullying*Brasi* que fala sobre bullying e fornece ajuda tanto para quem sofre como para quem quer acabar com o Bullying.



Beggins e até a próxima!

@MaacDani

10 comentários:

FDZzz disse...

aê marilia muito bom esse
post muito legal mesmo.
vou divulgar pra turma do col
o paulista vai gostar vlw
muito bom
XD

Unknown disse...

eh do mal esse pessoal q fica praticando bullyng, mto massa o post marília.
Tah vendo, o BF tbm eh cultura =D

Unknown disse...

Poõ Maliiiraa' mt massa esse seu post' ameei viiu' mt mt legal msmo' bgs

Tess disse...

haa muito interessante esse poste maac, adoreei
beeigs'

Liza disse...

Nenão adorei o post *-*

Thaysa Aguiar disse...

MT BOM POST !

EU SOFRO BULLYING :( MT RUIM !

Camiila disse...

Adoreii o Post ...
Bem Importante para todos saber como isso é constrangedor...

ThiagoStifleR disse...

aah ta explicado pq ela mandou eu ver esse post HUAISEHUASHEIUSHE , minha cara né ? ta tabom, eu tento parar de zuar :X

Anônimo disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeeeei de verdade *-*

Eu sofro BULLYING :(

é péssimo ¬¬'

João do paum disse...

quando mechiam comigo na escola eu quebrava todos